Todos nós fazemos dezenas ou centenas de escolhas diariamente, algumas boas, outras ruins, outras que não pareceram legais inicialmente, mas a longo prazo mostraram-se que foram as melhores e vice-e-versa.
Pode ser uma percepção errônea minha, mas hoje em dia, noto muito mais decisões precipitadas do que cautelosamente estudadas, o que não livra de erros, mas tende a diminui-los.
Fora as experiências pessoais, converso diariamente com pessoas que se queixam de diversas decisões erradas que geraram brigas, separações, endividamentos, mágoas, desempregos, mortes e muitas outras situações.
O pior de tudo é quando chegamos num ponto tal, que sabíamos que poderia ter sido diferente. Pontos que revelam onde estavam e quais são nossas prioridades, como é dito por aí, "percebemos depois que perdemos" e completo: "nem tudo é o diabo"...
As facilidades ajudam, por exemplo: É fácil ter um filho, comprar o carro possante que queremos, a mega moto que sonhamos, a casa gigante que planejamos, desejamos ter nosso próprio negócio, ninguém para mandar em nós ou ter um excelente emprego.
Mas não é tão fácil criar um filho, ainda mais no contexto em que vivemos e que piora a cada dia que passa, o carro possante e a mega moto geram muitos gastos, consomem muito e documentos caros, seguro... A casa gigante precisará ser limpa, nem sempre poderemos contratar alguém ou teremos disposição para limpar, ter um negócio não é nada fácil, muitas vezes os compromissos não nos deixam dormir e ser empregado pode ter o mesmo efeito e insegurança...
Todos sonhamos com vidas estabilizadas e com fartura e é possível com esforço e trabalho árduo, o Evangelho não está preocupado em proporcionar-lhe isso, afinal, quem prometeu riquezas a quem o adorasse foi o diabo e não Jesus.
O problema é que constantemente perdemos a noção e nos deixamos levar, tirando a prioridade do que é realmente importante, como: Deus (e sua obra), família (incluindo os animais que optou ter), amigos, saúde, pessoas necessitadas e a nós mesmos! Queremos juntar dinheiro anos e anos para uma super viagem, quando na verdade, um passeio na praça, praia e lugares próximos, somados a um picolé ou sorvete, já faria toda a diferença.
Dicas:
- Experimente ir a lugares simples e calmos, a pé se possível.
- Tente desligar-se de tudo, desconecte a internet e a TV.
- Compre jogos de tabuleiros.
- Se tiver quintal ou algum lugar possível, faça uma fogueira (um adulto faça e em segurança, com areia e tijolos), se possível também, acampe!
- Aos casados, levem suas esposas para passear, mesmo que tenham que deixar as crianças com os avós. Esposas, preparem um jantar diferente, à luz de velas, para não pesar os avós, deixe nas titias agora... Mas que ambos lembrem-se dos motivos pelos quais se apaixonaram...
Parecem apenas dicas de casamento, mas acreditem, segundo pesquisas entre executivos, as maiores frustrações e fracassos estão na desestruturação familiar, ainda que tenha "sucesso" no âmbito profissional, para essa questão, sugiro que assistam ao filme "CLICK" - com Adam Sendler.
Nossa 1° meta sempre será o lado espiritual, isso ajuda a construir todo o resto, mas tenho visto casos e mais casos de famílias, principalmente cristãs, não sabendo lidar com a espiritualidade e acabam fazendo besteira com as demais áreas, e infelizmente, quando trazem as questões, já trazem em avançado estágio, mas normalmente há restauração.
Todas as áreas da nossa vida devem caminhar juntas, fluindo, existem momentos que uma enfraquece, aí a necessidade das demais a segurarem, a espiritualidade flui na sinceridade, dá leveza na família e não lhe é um peso, essas duas bem firmadas, impulsionam as demais.
Deixo um pensamento de Jim Brown:
Deixo um pensamento de Jim Brown:
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido."
A minha lista de prioridades (depois de muito bater cabeça), é:
1- Deus
2- Família
3- Trabalho
2- Família
3- Trabalho
E a sua? Qual tem sido?



